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Título: Gestão de consumos de energia elétrica segundo a perspetiva de um comercializador de energia
Outros títulos: Management of electricity consumption according to an energy retailer's perspective
Autor: Carocha, João Ricardo Rodrigues 
Orientador: Gomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira
Palavras-chave: Demand Response; Gestão de recursos do lado da procura; Gestão de energia; Comercializadores de Energia; Demand Responde; Demand-Side Management; Energy Managemet; Energy Retailers
Data: 19-Set-2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gestão de consumos de energia elétrica segundo a perspetiva de um comercializador de energia
Local de edição ou do evento: DEEC
Resumo: Tradicionalmente os Sistemas de Energia Elétrica (SEE) operavam numa de perspetiva de load following, o que significava que a geração era constantemente adaptada à procura, com o finalidade de manter um equilíbrio essencial para a operacionalidade efiabilidade do Sistema. No entanto, nas últimas décadas, verificou-se o desenvolvimento de metodologias no sentido de aprofundar o nível de participação das cargas em medidas de eficiência energética, situações de emergência e/ou na participação em Serviços de Sistema. O desenvolvimento dessas metodologias faz com que vários agentes do setor elétrico, desde os produtores aos consumidores finais - sobretudo os comercializadores -estejam interessados nas atividades de gestão da procura.A mudança institucional no mercado de energia eléctrica, envolve interações económicas e tecnológicas complexas que, de grosso modo, definem atualmente os pilares do mercado da energia eléctrica. Devido à concorrência na produção e na comercialização, os comercializadores vêem os preços de aquisição da eletricidade a variar mais, quer em amplitude quer em frequência, do que os preços de venda. Isto significa que podem eventualmente - haver situações interessantes a explorar na diferença entre os preços de compra e de venda.Do ponto de vista do comercializador, torna-se assim possível a introdução detarifários que tenham em conta ações de gestão da procura permitindo a rentabilizaçãode recursos durante períodos cujo lucro obtido na compra e venda de energia não sejainteressante. A gestão da procura contribui portanto para o aumento dos seus lucros e/ou carteira de clientes; e para uma redução da fatura dos consumidores.Os modelos em questão denominam-se por modelos fisicamente baseados cuja capacidade é a de reproduzir os fenómenos físicos associados às cargas de armazenamento – nomeadamente cargas controladas por termostatos - que tipicamente são as mais apropriadas para implementação de ações de gestão da procura. A utilização de cargas termostáticas nos programas de DR deve-se essencialmente ao facto do consumo deste tipo de cargas representar uma parte significativa da procura.Assim, nesta dissertação serão implementadas ações de gestão da procura atravésde uma ferramenta baseada em modelos fisicamente baseados. O objetivo é identificar, segundo a perspetiva do comercializador, oportunidades de mercado que, através da participação das cargas, permitam intensificar a capacidade de fornecer SS, potencializando assim os seus lucros.Para além da identificação dos recursos gerados do ponto de vista do comercializador,neste estudo são também avaliados os impactos das ações de gestão da procura aonível da qualidade de serviço e das alterações no diagrama de carga.
Traditionally Power Systems SEE operated in a load following perspective,which meant that the generation was constantly adapted to demand with the purpose ofmaintaining a balance essential to operability and reliability of the system. However, in the recent decades, there has been the development of methodologies towards deepen the level of load participation in activities of energy efficiency, emergency and / or participation in Ancillary Services (SS). The development of these methods makes various market players, from producers to final consumers - especially retailers - interested in the demand management activities.Institutional change in the electricity market, involves economic and technological complex interactions which, roughly, currently define the pillars of the electricity market. Due to competition in the production and marketing, energy retailers see the purchase prices of electricity vary more, both in amplitude and frequency, than the sales price. This means they can possibly be interested in situations that explore the difference between buying and selling prices.From the retailer's point of view, so it becomes possible to introduce tariffs that take into account demand-side management actions enabling monetization resources during periods whose profit in the purchase and sale of energy is not interesting. Demand management contributes therefore to increase its profits and / or customer portfolio; and to a reduction of the consumers' energy bill. The models in question are called by physically-based models whose capacity is to reproduce the physical phenomena associated with the storage charges - including charges controlled by thermostats - which typically are the most appropriate to implement demand-side management actions. The use of thermostatic loads in the DR programs is mainly because consumption of such charges represent a significant portion of the demand. Thus, in this dissertation demand-side management actions will be implementedthrough a tool based on physically-based models. The aim is to identify, according tothe retailer’s perspective, market opportunities that, throughout loads participation, may enhance the ability to provide SS, thus improving its profits.In addition to identification of the resources generated from the retailer’s standpoint, this study also evaluates the impact of demand-side management actions in a level of service quality and changes in the load diagram.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81566
Direitos: openAccess
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