Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81509
Título: A recepção da obra de arte pela fotografia
Outros títulos: The reception of artwork through photography
Autor: Garcia, Vítor José Ramos 
Orientador: Carvalho, José Augusto Maçãs da Silva
Palavras-chave: Fotografia; Recepção da obra de arte; Percepção; Iluminação; Luz e sombra; Photography Light and Shadow.; Work of Art’s Reception; Perception; Lighting; Light and Shadow
Data: 26-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: A recepção da obra de arte pela fotografia
Local de edição ou do evento: Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
Resumo: The aim of this dissertation is to focus on the analysis of the documentation and diffusion process of artwork through photography, giving importance to a type of photographic register that, without having a negative effect on its documental purpose, can be rightfully considered as an artistic approach. With this in mind, special attention will be given to the analysis of the properties of light, the control mechanisms that allow its adjustment on the photography equipment, as well as the use of auxiliary lighting in the exhibition area. After a brief historical contextualization of the documental use of photography when it was first invented, there is an examination of the technical aspects of the act of photography which constitute the theoretical substantiation of the photographical approach that is proposed. Among other relevant issues to this assignment, the first section also discusses perception, the development of the methods of mechanical reproduction, the ways of seeing a work of art that, through photography, are not just representations of reality, as well as the framework, that provides a particular insight. Attention is also given to the way light and shadow have been interpreted and exploited, in particular in the artistic field. As a practical supplement to this theoretical description, the second part of this dissertation consists of a photographic essay, where at least two images are presented: one which is as close as possible from what the observer sees in the exhibition area, and another which consists in the interpretation of the artistic object through light modulation.
Esta dissertação centra-se na análise do processo de documentação e difusão da obra de arte por meio da fotografia, valorizando-se um tipo de registo fotográfico que, sem prejudicar a sua intenção documental, pode constituir por si mesmo uma abordagem artística. Nesse sentido, será dada atenção especial à análise das propriedades da luz, ao controlo dos mecanismos que permitem o seu ajustamento no equipamento fotográfico, bem como à utilização de iluminação auxiliar no espaço expositivo. Após um breve enquadramento histórico da utilização documental da fotografia nos primeiros tempos da sua invenção, procede-se ao exame dos aspectos técnicos do acto de fotografar que constituem a fundamentação teórica da abordagem fotográfica que propomos. Entre outras questões relevantes para este trabalho, discutem-se também nesta primeira parte a percepção, a evolução dos métodos de reprodução técnica, os modos de ver a obra de arte que, através da fotografia, não são apenas representações da realidade, bem como o enquadramento, que promove uma forma particular de olhar. Presta-se igualmente atenção ao modo como a luz e a sombra têm sido interpretadas e exploradas, em especial no domínio artístico. Como complemento prático deste percurso teórico, a segunda parte da dissertação constitui um ensaio fotográfico, no qual se propõem pelo menos duas imagens: uma tão próxima quanto possível do que o observador vê no espaço expositivo, e uma outra que é uma interpretação do objecto artístico realizada através da modelação de luz.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/81509
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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