Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81120
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Sofia José-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre de Sousa-
dc.date.accessioned2018-10-22T11:16:14Z-
dc.date.available2018-10-22T11:16:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2238-2593pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81120-
dc.description.abstractMesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal.pt
dc.description.abstractEven in contexts of greater advancement in gender equality and with products that challenge stereotypes, advertising tends to reassert the hegemonic since it privileges proft in detriment of social transformation. This may imply a choice for patriarchal communication strategies, even if hybrid, contributing to the perpetuation of violences. To illustrate this, the article applied both critical discourse and semiotics analysis in fve posters of the advertising campaign “It’s manly!”, launched by the L’Oréal brand in Portugal.pt
dc.description.abstractIncluso en contextos donde se han producido más avanzos en la igualdad de género y con productos que desafían estereotipos, la publicidad tiende a reafrmar el hegemónico una vez que privilegia los benefcios en detrimento de la transformación social. Esto puede implicar una opción por estrategias de comunicación patriarcales, aunque no desprovistas de hibridez, contribuyendo a la perpetuación de violencias. Para ilustrarlo, el artículo aplica un análisis crítico del discurso y la semiótica a los 5 carteles de la campaña “¡Es de hombre!”, lanzada en Portugal por la marca L’Oreal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de São Paulopt
dc.relationPTDC/COM-CSS/31740/2017pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPublicidadept
dc.subjectMasculinidadespt
dc.subjectPatriarcadopt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectViolência culturalpt
dc.subjectAdvertisingpt
dc.subjectMasculinitiespt
dc.subjectPatriarchypt
dc.subjectSemioticspt
dc.subjectCultural violencept
dc.subjectMasculinidadpt
dc.subjectPatriarcadopt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectViolencia culturalpt
dc.titleViolência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugalpt
dc.title.alternativeCultural violence, masculinities, and advertisement: the “É de homem!”3 L’Oréal campaign in Portugalpt
dc.title.alternativeViolencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en Portugalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage206pt
degois.publication.lastPage222pt
degois.publication.issue28pt
degois.publication.locationSão Paulopt
degois.publication.titleOrganicompt
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150581pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581pt
degois.publication.volume15pt
dc.date.embargo2018-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Economics-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-9300-7452-
crisitem.author.orcid0000-0002-9096-393X-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Violencia cultural masculinidades e publicidade.pdf857.25 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

453
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

204
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.