Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79681
Title: As práticas digitais de doutorandos em Ciência da Informação: contributo para uma cartografia do espaço Ibérico e Brasil
Authors: Gallotti, Mônica 
Borges, Maria Manuel 
Pestana, Olívia 
Keywords: Comunicação científica; Tecnologia da informação e comunicação; Ciência da informação; Educação doutoral
Issue Date: 2018
Serial title, monograph or event: Bibliotecas. Anales de Investigación
Volume: 14
Issue: 2
Place of publication or event: Cuba
Abstract: Objetivo. Investiga a utilização de novos métodos e ferramentas digitais no acesso, criação e difusão da informação científica. Analisa a incorpora- ção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de investigação por parte de Doutorandos em Ciência da Informação (CI) no Espaço Ibérico e no Brasil. Desenho/Metodologia/Enfoque. A metodologia adotada foi a de revi- são de literatura, um estudo exploratório-descritivo e estudo de caso com doutorandos de seis programas doutorais em CI dos países mencionados. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e de um inquérito eletrônico. O tratamento dos dados seguiu padrões da estatística descritiva. Resultados/Discussão. Foram obtidas 174 respostas. O grupo é compos- to em sua maioria por estudantes do sexo feminino (67%), com média de idades de 25 a 59 anos, formação predominante em CI (50%). O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da edu- cação e produção doutoral. Concernente à publicação de resultados, os respondentes têm preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica. Conclusões. Constatou-se que no geral os doutorandos têm incorporado as TIC de forma crescente nas suas práticas de científicas, consideram que a rápida evolução das mesmas se constitui em um aspeto negativo para a sua adoção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas. Originalidade/Valor. Os dados podem ser utilizados para melhor discutir a formação doutoral em CI, analisar padrões de comunicação científica e servir de contributo para a construção de uma cartografia desta área tão necessário à agenda científica atual.
URI: https://hdl.handle.net/10316/79681
ISSN: 1683-8947
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais

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