Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79681
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dc.contributor.authorGallotti, Mônica-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorPestana, Olívia-
dc.date.accessioned2018-06-09T19:16:17Z-
dc.date.available2018-06-09T19:16:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1683-8947pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/79681-
dc.description.abstractObjetivo. Investiga a utilização de novos métodos e ferramentas digitais no acesso, criação e difusão da informação científica. Analisa a incorpora- ção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de investigação por parte de Doutorandos em Ciência da Informação (CI) no Espaço Ibérico e no Brasil. Desenho/Metodologia/Enfoque. A metodologia adotada foi a de revi- são de literatura, um estudo exploratório-descritivo e estudo de caso com doutorandos de seis programas doutorais em CI dos países mencionados. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e de um inquérito eletrônico. O tratamento dos dados seguiu padrões da estatística descritiva. Resultados/Discussão. Foram obtidas 174 respostas. O grupo é compos- to em sua maioria por estudantes do sexo feminino (67%), com média de idades de 25 a 59 anos, formação predominante em CI (50%). O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da edu- cação e produção doutoral. Concernente à publicação de resultados, os respondentes têm preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica. Conclusões. Constatou-se que no geral os doutorandos têm incorporado as TIC de forma crescente nas suas práticas de científicas, consideram que a rápida evolução das mesmas se constitui em um aspeto negativo para a sua adoção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas. Originalidade/Valor. Os dados podem ser utilizados para melhor discutir a formação doutoral em CI, analisar padrões de comunicação científica e servir de contributo para a construção de uma cartografia desta área tão necessário à agenda científica atual.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectComunicação científicapt
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectEducação doutoralpt
dc.titleAs práticas digitais de doutorandos em Ciência da Informação: contributo para uma cartografia do espaço Ibérico e Brasilpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage138pt
degois.publication.lastPage148pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.locationCubapt
degois.publication.titleBibliotecas. Anales de Investigaciónpt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume14pt
dc.date.embargo2018-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Internacionais
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