Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79588
Title: Potencial terapêutico do nitrito como dador de óxido nítrico no tratamento de tumores vascularizados
Authors: Rocha, Juliana Filipa Carvalho de
Orientador: Barbosa, Rui Manuel Silva Gomes
Keywords: Óxido nítrico; Nitritos; Terapia; Neoplasias; Neovascularização patológica
Issue Date: Sep-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O óxido nítrico (NO) desempenha um papel fundamental na destruição de células tumorais por um mecanismo de apoptose. Contudo, nem sempre este mecanismo é suficiente para eliminar estas células e evitar que elas se transformem em células imortais. Aparentemente, uma das principais razões para a falha deste sistema deriva da incapacidade em manter uma concentração de NO suficientemente elevada para induzir apoptose. Deste modo, parece ser plausível a hipótese de que a manutenção em estado estacionário de uma concentração elevada de NO nestas células será uma forma eficaz de as eliminar e, portanto, uma possível terapêutica antitumoral. No entanto, considerando que o NO é um radical livre que tem a capacidade de induzir a apoptose também em células saudáveis, é difícil encontrar uma forma de administração desta molécula que não seja prejudicial às funções fisiológicas do organismo. Há várias possibilidades em estudo, como a utilização de nitrito como pró-fármaco e a incorporação do NO em estruturas de transporte macromoleculares. É expectável que num futuro próximo se possa utilizar o NO como agente terapêutico no tratamento do cancro.
Nitric oxide (NO) plays a critical role in the elimination of erroneous cells resulting from normal biological processes, by inducing apoptosis. However, this mechanism is not always effective to eliminate these cells and avoid their transformation into immortal cells. Apparently, the main reason why this system fails results from the inability to keep a steady state concentration of NO that is high enough to induce apoptosis. Therefore, it is obvious to consider the elimination of the erroneous cells by maintaining a high concentration of NO and, thus, a possible therapy against vascularized tumors. On the other hand, considering that NO is a free radical that induces apoptosis also in normal cells, it is difficult to find a solution for its deliver without harming the normal physiological functions of the organism. There are many possibilities being tested, such as the use of nitrite as a prodrug and the incorporation of NO in macromolecular scaffolds. It is expected in a near future the use of NO as a therapeutic agent in antitumoral treatments.
Description: Monografia realizada no âmbito da unidade de Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/79588
Rights: openAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1- capa monografia.pdfCapa159.45 kBAdobe PDFView/Open
5- Agradecimentos mono.pdfAgradecimentos33.02 kBAdobe PDFView/Open
Contra-capa monografia.pdfContra capa44.71 kBAdobe PDFView/Open
Monografia 8 de setembro.pdfMonografia658.19 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

171
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

94
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.