Title: Música na Coleção D. Thereza Christina Maria : construção de uma rede de significados (1784-1891)
Authors: Aubin, Cristiana Ribeiro 
Keywords: Coleção D. Thereza Christina Maria;Biblioteca Nacional;Acervo Musical;Inventário
Issue Date: 21-Feb-2018
Citation: AUBIN, Cristiana Ribeiro - Música na Coleção D. Thereza Christina Maria : construção de uma rede de significados (1784-1891). Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/79363
Abstract: Em 1891, foi doada à Biblioteca Nacional do Brasil pelo ex-imperador Pedro II, a coleção D. Thereza Christina Maria (CTCM). A coleção, rica em sua heterogeneidade, inclui uma seção de música com mais de mil obras musicais. É este o objeto do estudo da presente tese. Embora passado mais de um século desde a doação, este acervo musical, hoje na Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Instituição, não conheceu até agora uma efetiva circunscrição e permanece, lamentavelmente, ignorado quanto à totalidade dos itens que o compõem. Tal situação terá sido, em parte, consequência de um sistema de organização pregresso que levou à completa dispersão de seus elementos, e que nem mesmo através do uso das ferramentas de buscas informatizadas foi possível reconstituir. Assim, a inexistência de um inventário das obras musicais pertencentes à CTCM, assim como as muitas dificuldades necessárias ultrapassar na consulta dos dados, ter-se-ão tornado obstáculos reais à identificação e conhecimento de todo este patrimônio musical. Considero as iniciativas que visem melhorar o acesso ao conteúdo das coleções musicais como imperativas. Caso contrário, corremos o risco de realizar investigações constantemente prejudicadas pela percepção inadequada da coleção e seu escrutínio como um todo e, consequentemente, de uma consciência reduzida de todos os seus possíveis contextos. Encorajada por essa intenção, realizei um árduo exame da coleção com o objetivo de delimitar seu fundo musical e produzir um inventário detalhado correspondente. Tendo feito isso, procurei caracterizar o novo grupo de obras assim identificado, os períodos cobertos, quantos manuscritos e impressos, quais os compositores, agrupamentos musicais e dedicatórias encontrados. Em seguida, tentei uma primeira leitura crítica do conteúdo musical da CTCM com vista de compreender com que fim e a quem serviu toda essa música e em que medida o repertório presente pode ou não refletir práticas musicais pessoais ou da corte e da sociedade da época. Palavras-chave: Coleção D. Thereza Christina Maria, Biblioteca Nacional do Brasil, fundo musical, Inventário. ABSTRACT In 1891 the Thereza Christina Maria collection (CTCM) was donated to the National Library of Brazil by the former emperor Pedro II. The collection, rich in its heterogeneity, includes a music section with more than a thousand musical works. It is this that forms the object of study of the present thesis. Although more than a century has passed since the donation, the section pertaining to music, housed today in the Institution’s Music Division and Sound Archive, has not yet in effect been delimited and, regrettably, the total number of items that constitute it remains unknown. This situation is partly the consequence of an earlier system organization that led to the complete dispersal of its elements, to the extent that not even using informatic search tools is it possible to reconstitute it. In this way, the non-existence of an inventory of the works belonging to the CTCM, as well as the many difficulties that have to be overcome in order to consult the data, have become real obstacles to identifying and studying this musical heritage at all. I regard initiatives that seek to enhance access to the contents of musical collections as being imperative. Otherwise, we run the risk of undertaking research that is constantly undermined by an inadequate perception of the collection under scrutiny as a whole and, consequently, a reduced awareness of its possible contexts. Encouraged by this intent, I have undertaken a painstaking examination of the collection with a view to delimiting the music section and producing a correspondingly detailed inventory. Having done this, I have sought to characterize the new group of works thus identified, the periods covered, how many manuscripts and prints there are, what composers, musical groupings and dedications are to be found. Following this, I have attempted a first critical reading of the musical content of the CTCM with a view to understanding to what end and whom all this music served, and the extent to which the repertoire present might or might not reflect personal musical practices, or those of the court and society of the time. Keywords: Thereza Christina Maria Collection, National Library of Brazil, Music section, Inventory.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Musicais, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/79363
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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