Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/7428
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Décio Ruivo | - |
dc.contributor.author | Amador, Maria Emília Diogo de Andrade Beirão | - |
dc.date.accessioned | 2009-01-22T11:33:17Z | - |
dc.date.available | 2009-01-22T11:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Amador, Maria Emília Diogo de Andrade Beirão-O ensino experimental da física nos liceus até ao segundo quartel do século XX: estudo da introdução da disciplina de física nos cursos dos liceus e evolução do ensino experimental da física, desde o século XIX até ao segundo quartel do século XX | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/7428 | - |
dc.description.abstract | Cpomeçar a entender e explorar o ensino experimental da Física nos liceus, implica entender a história do ensino liceal português e a forma como a disciplina de Física foi sendo tratada nas diferentes épocas. Neste trabalho propomo-nos realizar um estudo sobre a introdução da disciplina de Física nos cursos dos liceus e evoluçãp do ensino experimental da Física, desde o séc, XIX até ao segundo quartel do século XX. Destacaremos os modelos escolares, as reformas educativas; a frequência dos liceus, as habilitações e o recrutamento dos professores e as instalações. Salientaremos os liceus de Coimbra, Guarda e Viseu. Para compreendermos a evolução do ensino experimental da Física, dedicaremos atenção: à importância, para o Liceu de Coimbra, do Gabinete de Física da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra; á Física nos programas do ensino liceal; aos livros utilizados no ensino e aos instrumento científicos dos Gabinetes de Física dos liceus, aos quais será dado um particular destaque. No último capítulo, apresentaremos as conclusões deste trabalho. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Ensino experimental de Física--história--do príncipio até ao segundo quartel do séc. XX | en_US |
dc.subject | Ensino liceal português--criação | en_US |
dc.subject | Ensino em Portugal--história--desde o séc. XVI | en_US |
dc.title | O ensino experimental da física nos liceus até ao segundo quartel do século XX: estudo da introdução da disciplina de física nos cursos dos liceus e evolução do ensino experimental da física, desde o século XIX até ao segundo quartel do século XX. | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6911-5445 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EmiliaAmador_TESE_12NOV07.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.