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Título: A recepção de Torquato Tasso na épica portuguesa do Barroco e Neoclassicismo
Outros títulos: Torquato Tasso’s reception in the Portuguese epics of the Baroque and Neoclassicism
Autor: Ferro, Manuel Simplício Geraldo 
Orientador: Castro, Aníbal Pinto de
Palavras-chave: Literatura Comparada; Poesia épica -- Portugal
Data: 27-Nov-2004
Citação: FERRO, Manuel - A recepção de Torquato Tasso na épica portuguesa do Barroco e Neoclassicismo. Coimbra, 2004.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O volume intitulado A Recepção de Torquato Tasso na Épica Portuguesa do Barroco e Neoclassicismo é o primeiro volume de um projecto mais vasto que trata da recepção global não só da obra tassiana, como também da importância da sua biografia como modelo de "poeta perfeito", na Literatura Portuguesa, do Barroco aos nossos dias. Este tomo aborda a recepção da teoria do poema épico de matriz tassiana durante os dois períodos em causa, o Barroco e o Neoclassicismo. Considerada como o eixo teórico da épica barroca, em Portugal opôs-se a outro modelo representado pel’ Os Lusíadas, de Camões, dando origem a uma polémica travada entre os defensores de ambos os poemas. Contudo, na segunda metade do século XVII, ambas as tendências começam a amalgamar os respectivos códigos e a recepção da teoria tassiana do poema épico não se pode separar do contínuo processo de repensar a epopeia de acordo com os novos interesses e o novo gosto introduzidos pelas correntes e períodos literários mais recentes. Em simultâneo com a afirmação do Neoclassicismo, surgem também os primeiros indicadores da crise do género, que se tenta combater com a revalorização explícita da teoria tassiana do poema heróico, muito embora também esta já tivesse deixado de ser a resposta adequada a fim de revitalizar um tipo de poema, que outrora tinha sido tão popular, se bem que fosse considerada a forma literária mais aristocrática, quer entre autores, quer entre leitores. Torna-se, assim, demasiado perscritiva e, naturalmente, contrária ao gosto romântico, que, na altura, se difundia por toda a Europa. Fundada numa pesquisa atenta e exaustiva de obras de poética explícita, paratextos, dissertações poéticas e intervenções polémicas, bem como num amplo e variados corpus de poema épicos, que tratam de temas profanos e religiosos, ou de matérias celebrativas de carácter científico, de acordo com os interesses de novas correntes e tendências do Iluminismo, o principal objectivo deste trabalho visa a recolha, análise e interpretação de dados que melhor podem transmitir uma ideia tão completa, quanto possível do impacto da poética tassiana na génese dos poemas épicos portugueses destes períodos. As conclusões alcançadas facilitam, pois, a interpretação da produção literária referente a um género, que, na senda da obra de Camões, deu corpo a um largo número de peomas. Deste modo, a investigação desenvolvida fornece a possibilidade de apreciar, não só a importância da teoria poética tassiana, como também, e a par, a imitação de Camões, na produção épica e, consequentemente, na literatura e na cultura portuguesas dos séculos XVII e XVIII.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras, área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Comparada) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/734
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Doutoramento

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