Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/604
Title: Bertrand Russell e as origens da filosofia analítica : o impacto do Tractatus Logico-Philosophicus de L. Wittgenstein na filosofia de Russell
Authors: Ribeiro, Henrique Carlos Jales 
Orientador: Morujão, Alexandre Fradique Gomes de Oliveira
Keywords: Filosofia; Russell, Bertrand, 1872-1970 -- obra; Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951 -- obra
Issue Date: 8-Jan-1999
Citation: Bertrand Russell e as origens da filosofia analítica : o impacto do Tractatus Logico-Philosophicus de L. Wittgenstein na filosofia de Russell. Coimbra, ed. aut., 1999.
RIBEIRO, Henrique Carlos Jales - Bertrand Russell e as origens da filosofia analítica : o impacto do Tractatus Logico-Philosophicus de L. Wittgenstein na filosofia de Russell. 1998.
Abstract: Esta dissertação de doutoramento consta de um prefácio, uma introdução e duas partes, intituladas, respectivamente : "Sobre a história e a proto-história da filosofia analítica", e "O impacto filosófico do Tractatus : da 'imagem oficial' de Russell à reabilitação da sua filosofia". Na Primeira Parte, o autor tem como objectivo estudar o lugar da filosofia de Russell na historiografia analítica desde os anos trinta até à actualidade, e fá-lo no âmbito mais geral do estudo da representação que os filósofos analíticos foram tendo progressivamente da história do próprio pensamento analítico. Sustenta que a filosofia de Russell foi usada meta-histórica e meta-filosoficamente nessa representação de modo essencialmente negativo e para legitimar, ao longo dos diferentes contextos da filosofia analítica, o que se compreendia diversamente por uma prática analítica "pura". Na Segunda Parte, e tendo em mente esta conclusão fundamental, o autor estuda atentamente a relação entre as filosofias de Russell e de Wittgenstein desde os anos imediatamente anteriores à edição do Tractatus Logico-Philosophicus até aos últimos textos filosóficos de Russell. Mostra que a representação geral, hoje em dia, dessa relação na filosofia analítica, de acordo com a qual a filosofia de Russell entraria em bancarrota com o impacto do Tractatus, constitui um caso exemplar justamente desse uso auto-legitimante, meta-histórico e meta-filosófico, da filosofia de Russell. E argumenta, com base num exame minucioso das fontes históricas, que antes e depois do Tractatus a filosofia de Russell seguiu um percurso autónomo e geralmente independente, no essencial, da influência de Wittgenstein. O autor conclui sugerindo que certas perspectivas de Russell continuam a ser perfeitamente actuais no quadro de uma possível resolução de alguns dos problemas fundamentais com que se depara a filosofia analítica hoje em dia.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Filosofia, apresentada à Fac, de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/604
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

912
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.