Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/562
Título: A goma de Ceratonia siliqua L. na tecnologia dos medicamentos
Autor: Rebelo, Maria de Lourdes Palmeirinha Godinho Silva 
Palavras-chave: Tecnologia Farmacêutica
Data: 14-Mar-1989
Citação: REBELO, Maria de Lourdes Palmeirinha Godinho Silva - A goma de Ceratonia siliqua L. na tecnologia dos medicamentos. Coimbra : [s.n.], 1988. 173 p.
Resumo: O trabalho apresentado com o título em epígrafe teve por objectivo apreciar o comportamento da goma de alfarroba como adjuvante na preparação de medicamentos, o que se fez comparativamente com outros polímeros já consagrados no campo farmacêutico - carboximetilcelulose sódica, metilcelulose e hidroxietilcelulose. Assim, foram estudadas algumas características intrínsecas da goma de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) tais como os poderes tensioactivo, emulgente, viscosificante, aglutinante e desagregante, e feito o controlo de estabilidade de formas farmacêuticas em cuja formulação se fez intervir. A goma foi aplicada na preparação de emulsões, em suspensões de palmitato de cloranfenicol, produto de características hidrófobas, e em formulações de comprimidos de adipato de piperazina e comprimidos de hidróxido de alumínio e trissilicato de magnésio, produtos de difícil aglutinação. Verificou-se, ainda, que a goma de Ceratonia siliqua L., na sua variedade CS LBG (INDAL), se pode aplicar na preparação de comprimidos do tipo matriz hidrófila na cedência controlada para o que se fizeram ensaios em comprimidos com diferentes concentrações de goma apreciando-se as cinéticas de libertação da teofilina. Foi, também, possível apreciar a importância daquela variedade de goma como matéria prima em compressão directa.
Descrição: Tese de doutoramento em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica) apresentada à Fac. de Farmácia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/562
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FFUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

528
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.