Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/562
Title: A goma de Ceratonia siliqua L. na tecnologia dos medicamentos
Authors: Rebelo, Maria de Lourdes Palmeirinha Godinho Silva 
Keywords: Tecnologia Farmacêutica
Issue Date: 14-Mar-1989
Citation: REBELO, Maria de Lourdes Palmeirinha Godinho Silva - A goma de Ceratonia siliqua L. na tecnologia dos medicamentos. Coimbra : [s.n.], 1988. 173 p.
Abstract: O trabalho apresentado com o título em epígrafe teve por objectivo apreciar o comportamento da goma de alfarroba como adjuvante na preparação de medicamentos, o que se fez comparativamente com outros polímeros já consagrados no campo farmacêutico - carboximetilcelulose sódica, metilcelulose e hidroxietilcelulose. Assim, foram estudadas algumas características intrínsecas da goma de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) tais como os poderes tensioactivo, emulgente, viscosificante, aglutinante e desagregante, e feito o controlo de estabilidade de formas farmacêuticas em cuja formulação se fez intervir. A goma foi aplicada na preparação de emulsões, em suspensões de palmitato de cloranfenicol, produto de características hidrófobas, e em formulações de comprimidos de adipato de piperazina e comprimidos de hidróxido de alumínio e trissilicato de magnésio, produtos de difícil aglutinação. Verificou-se, ainda, que a goma de Ceratonia siliqua L., na sua variedade CS LBG (INDAL), se pode aplicar na preparação de comprimidos do tipo matriz hidrófila na cedência controlada para o que se fizeram ensaios em comprimidos com diferentes concentrações de goma apreciando-se as cinéticas de libertação da teofilina. Foi, também, possível apreciar a importância daquela variedade de goma como matéria prima em compressão directa.
Description: Tese de doutoramento em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica) apresentada à Fac. de Farmácia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/562
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

350
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.