Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/494
Título: Como competir em sectores tradicionais? : a inovação organizacional como fonte de vantagem competitiva
Autor: Abrunhosa, Ana Maria Pereira 
Orientador: Amaral, João Ferreira do
Palavras-chave: Organização industrial -- Portugal; Competitividade industrial -- Portugal
Data: 12-Abr-2007
Citação: Abrunhosa, Ana Maria Pereira - Como competir em sectores tradicionais? : a inovação organizacional como fonte de vantagem competitiva. Coimbra, 2006.
Resumo: Como podem as empresas de sectores tradicionais em países desenvolvidos concorrer numa economia global, onde a sua fonte de competitividade está gradualmente a desaparecer? Com o intuito de responder a esta questão analisou-se um sector tradicional, o sector Português do calçado, tendo-se procurado conhecer o seu processo de reestruturação face às mudanças no seu panorama competitivo. A base competitiva do sector tem vindo a mudar, tendo passado da competitividade baseada quase exclusivamente no preço para uma competitividade assente em factores preço e não preço. Estes novos factores de competitividade exigem às empresas um esforço permanente de inovação. Sendo a inovação tecnológica essencial, só por si, pode não ser a solução para as empresas pertencentes a um sector tradicional adquirirem novas vantagens competitivas. Estando actualmente a tecnologia disponível e facilmente acessível, o grande desafio coloca-se sobretudo ao nível organizacional. Por vezes até, as empresas dos sectores tradicionais, onde as tecnologias são maduras, têm a possibilidade de realizar ganhos significativos apenas com mudanças organizacionais, sem realizarem importantes investimentos tecnológicos. Provou-se neste trabalho que as empresas pertencentes a sectores tradicionais e a operar em países desenvolvidos podem sobreviver e prosperar apesar dos constrangimentos que enfrentam. Para isso, terão que adoptar uma estratégia integrada de inovação, combinando novas tecnologias com novas formas flexíveis e mais participativas de organização do trabalho e a gestão adequada da arquitectura das suas fronteiras, de modo a adaptarem as actividades e competências organizacionais às condições da envolvente. Os constrangimentos que se colocam ao sector Português do calçado são muito semelhantes aos que a maioria dos sectores tradicionais dos países desenvolvidos defrontam, podendo, portanto, o seu exemplo servir como fonte de reflexão e uma oportunidade para se identificarem boas práticas.
How can established firms in developed countries compete in an environment where their source of competitive advantage is being slowly eroded? With the purpose to answer this question, a traditional sector was analyzed, the Portuguese footwear sector, which is a good example of a mature industry facing increasing competition and a restructuring process. The basis of competitive advantage in this industry has been shifting away from cost factors to non cost factors. These new competitive factors demand a permanent effort of innovation. Being essential, technological innovation per se may well be worthless in these settings if not coupled with organisational innovation. Because technology is easily available, the great challenge is placed over the organisational level. Several times, companies in traditional sectors, with mature technologies, can profit from organisational changes, without important technological investments. Our findings suggest that organizational innovation may be a particularly powerful source of competitive advantage in this industry. To achieve that, companies need to adopt an integrated strategy of innovation, combining new technologies with new flexible and participative forms of work organisation and suitable forms of managing the architecture of their boundaries. Firms in other traditional sectors in developed countries are faced with the same constrains that affect footwear firms, therefore they can benchmark their example.
Descrição: Tese de doutoramento em Economia, especialização em Teoria Económica e Economia Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/494
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

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