Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/490
Título: A propriedade multiforme : um estudo sociológico sobre a evolução recente dos sistemas fundiários em Portugal
Autor: Hespanha, Pedro Manuel Teixeira Botelho 
Palavras-chave: Sociologia Rural e Urbana; Propriedade fundiária -- Portugal
Data: 14-Dez-1990
Citação: HESPANHA, Pedro - A propriedade multiforme : um estudo sociológico sobre a evolução recente dos sistemas fundiários em Portugal. Coimbra, 1990.
Resumo: Apesar das mudanças profundas ocorridas ao longo das últimas décadas nas áreas rurais, os estudos sociológicos e antropológicos sobre as colectividades e os comportamentos da população de origem rural sugerem que a interdependência e a integração elevadas características das sociedades modernas parecem não ter sido capazes de impedir a afirmação de espaços de sociabilidade estruturados em formas de organização e de funcionamento dotadas de uma assinalável autonomia. Partindo da hipótese de que existe uma relação próxima entre as dimensões materiais e simbólicas da propriedade da terra e os modos de organização e instituições da vida social, o autor pretende mostrar como a instituição da propriedade fundiária, nas suas diferentes formas é capaz de reproduzir aquela autonomia nas estruturas sociais em que mais directamente se insere. Articulando-se com o sistema social através de uma multiplicidade de formas, a propriedade fundiária terá constituído um factor decisivo na reprodução dos sistemas sociais de base rural e local que estruturam as diferenças dos padrões de comportamento e as especifici-dades da sociedade portuguesa. Toma-se como referência um tempo - o período das últimas quatro décadas, em que o campo português sofreu profundas transformações - e um espaço - o Baixo Mondego - onde essas transformações tiveram uma incidência particular na estrutura fundiária e nas relaçõs de propriedade, e foram amplificadas por uma intervenção muito dinâmica do Estado.
Descrição: Tese de doutoramento em Sociologia (Sociologia Rural e Urbana) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/490
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

398
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.