Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/48189
Título: Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
Autor: Guilherme, Maria Manuela Duarte 
Palavras-chave: Dewey; Educação para a Cidadania; Freire; Futuro; Interculturalidade; Pós-colonialismo; Dewey; Education for Citizenship; Freire; Future; Interculturality Postcolonialism
Data: 2017
Editora: UNINOVE
Título da revista, periódico, livro ou evento: EccoS
Número: 44
Local de edição ou do evento: São paulo
Resumo: Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós) coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI.
This article offers a comparative analysis of John Dewey’s and Paulo Freire’s visions of the future, as a fundamental legacy of their work, having in mind the different cultural and epistemological environments that constituted the intellectual backdrop and socio-historical baggage of their works. Their visions of the future are here also approached from an intercultural perspective within the framework of two different (post)colonial matrices embodied by North and South Americas. This article attempts to unveil the underlying historical, political and social substrata influencing the form and essence of the rhetoric and ideology of such conceptual and academic frameworks of reference in the field of education and pedagogy in the 20th century. Finally, the valuable theoretical-practical legacies of both philosophers of education are here emphasized for the purpose of an idea of future in the educational policies and pedagogical practices of cosmopolitan societies of the 21st century.
URI: https://hdl.handle.net/10316/48189
ISSN: 1517-1949
1983-9278
DOI: 10.5585/EccoS.n44.7708
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Visões de futuro em Freire e Dewey.pdf719.83 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.070
Visto em 23/abr/2024

Downloads

280
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.