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Título: Processamento emocional :|binfluência de variáveis demográficas
Autor: Abreu, Ana Carolina Canteiro 
Orientador: Santana, Maria Isabel Jacinto
Cunha, Catarina
Palavras-chave: Ajustamento emocional; Neurologia; Dados demográficos
Data: Mar-2012
Resumo: Introdução: A perceção e expressão emocional são funções básicas na modelação do comportamento e da interação social. Existem atualmente evidências de que algumas patologias neurológicas e psiquiátricas interferem com a capacidade de percecionar emoções, no entanto, não se conhece com clareza a influência de variáveis demográficas nesta mesma função. Não obstante, para a variável idade existem estudos que afirmam que aquando do processamento de expressões faciais, adultos jovens e idosos ativam diferentes redes corticais, sugerindo-se que exista uma reorganização relacionada com a idade na discriminação da expressão facial. Na População Portuguesa ainda não existem provas normalizadas para estudar esta capacidade. Objetivo: Analisar a influência de variáveis demográficas como a idade, a escolaridade e o género, na capacidade de perceção emocional numa amostragem por conveniência, obtida na comunidade em indivíduos de nacionalidade portugueses, saudáveis. Determinar valores normativos preliminares para o reconhecimento emocional na população portuguesa. Material/Métodos: Participaram no estudo 96 adultos saudáveis, com idades compreendidas entre 15 e 61 anos, com habilitações académicas variando entre o ensino básico, ensino secundário e o ensino superior, com uma distribuição equivalente entre os géneros. Para o estudo da perceção emocional foi utilizada a bateria computorizada Comprehensive Affect Testing System – CATS que avalia as seis emoções básicas, via expressão facial e prosódia. Para a análise dos dados recorreremos ao software estatístico Statisical Package for Social Science – SPSS. Resultados: A variável idade está associada a alterações na perceção emocional, sugerindo-se, que o grupo etário dos 31-45 anos é o que apresenta melhor desempenho em tarefas de processamento emocional em termos globais. Relativamente às emoções básicas apenas se encontraram diferenças na perceção da emoção "Alegria", tendo o grupo etário dos 15-30 anos obtido a pior prestação e o dos 31-45 anos o melhor desempenho. No que respeita à escolaridade, a tarefa mais influenciada por esta variável foi a prosódia, sendo o grupo com escolaridade básica (1-9 anos) o que o que apresentou pior desempenho nestas tarefas. Observaram-se, também diferenças significativas na perceção da emoção “Raiva” tendo o grupo com escolaridade superior (≥13 anos) obtido melhores desempenhos do que o de escolaridade básica. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho nas provas do CATS e a variável género. São apresentados os valores normativos preliminares no desempenho no CATS de acordo com as variáveis idade e escolaridade. Discussão/Conclusão: A idade e a escolaridade parecem modelar o processamento emocional sendo que a variável idade é que mais influencia o desempenho no CATS e não se observaram diferenças de género nestas tarefas. Aquelas variáveis foram selecionadas para a definição dos dados normativos.
Descrição: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina área cientifica de Neurologia, apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/48044
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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