Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/47288
Título: Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento
Autor: Figueiredo, Cláudia 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Huet, Isabel 
Palavras-chave: epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade
Data: 2015
Editora: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de Pedagogia
Volume: 1
Número: 49
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.
Descrição: Figueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47288
DOI: 10.14195/1647‑8614_49‑1_5
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2015 Figueiredo Pinheiro Huet RPP 49 (1) 105-130.pdf1.28 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.380
Visto em 16/abr/2024

Downloads

244
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.