Title: Estudo das propriedades psicométricas da Versão Experimental Portuguesa do Questionário de Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R)
Authors: Almiro, Pedro Armelim 
Simões, Mário Rodrigues 
Keywords: versão experimental portuguesa do EPQ-R, Hans Eysenck, avaliação da personalidade, teoria clássica dos testes, teoria da resposta ao item
Issue Date: Jan-2016
Publisher: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/37970/2007/PT 
Abstract: Com base no Modelo P-E-N, o Questionário de Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R; S. Eysenck, H. Eysenck, & Barrett, 1985) avalia as três dimensões fundamentais da personalidade: Psicoticismo (P), Extroversão (E) e Neuroticismo (N). Este instrumento inclui também a escala L (Lie), que consiste numa escala de Mentira/Desejabilidade Social. No presente artigo, serão apresentados os resultados dos estudos psicométricos da Versão Experimental Portuguesa do EPQ-R (Almiro & M.R. Simões, 2007) obtidos numa amostra de 671 participantes. Estes estudos incluem: exame da precisão (método da consistência interna e teste-reteste); exame da validade de constructo (análise em componentes principais) e da validade concorrente (utilizando os resultados no BDI, STAI e BSI como critério de validação externo); e exame da qualidade dos itens (ajuste, precisão, validade) com recurso ao Modelo de Rasch. Os resultados evidenciaram a adequabilidade e as boas qualidades psicométricas da Versão Experimental do EPQ-R.
URI: http://hdl.handle.net/10316/47233
ISSN: 1135-3848
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons