Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46949
Title: | Processos e práticas durante o acolhimento de crianças e jovens: resultados de um programa de desenvolvimento de competências para a vida | Authors: | Santos, Laura Velho, Cristina Pinheiro, Maria do Rosário Palaio, Carla |
Keywords: | Acolhimento residencial; Autonomia; Crianças e Jovens em Risco; Competências para a vida | Issue Date: | Oct-2017 | Publisher: | Centro de Estudos Sociais | Project: | Fundação Calouste Gulbenkian | Serial title, monograph or event: | Cescontexto-debates | Issue: | 19 | Abstract: | Este trabalho integrou o Seminário Os Direitos da Criança e o Sistema Nacional de Acolhimento de Crianças e Jovens: dos desafios da lei à intervenção durante e após o acolhimento residencial de jovens, apresentado no I Encontro da Secção Sociologia do Direito e da Justiça da APS (8-9 de janeiro, 2016, Coimbra), versando a avaliação da eficácia do programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida-Projet’Ar-te (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 2012-2015). Participaram 39 jovens (M=15,33 anos; DP=1,797) em acolhimento residencial. Autonomia, autoestima, vulnerabilidade ao stresse e problemas de comportamento foram avaliados, pré e pós intervenção. Os resultados revelaram aumento das competências de autonomia na gestão de casa (74% das jovens), no estudo/trabalho (67%) e na gestão do dinheiro (72%). Registou-se ainda diminuição de problemas emocionais de ansiedade/depressão (F=-2,304; p=0.021), verificando-se que 58% das jovens diminuíram os níveis de psicopatologia geral. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46949 | ISSN: | 2192-908X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Santos, Velho, Pinheiro e Palaio 2017.pdf | 899.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.