Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46949
Title: Processos e práticas durante o acolhimento de crianças e jovens: resultados de um programa de desenvolvimento de competências para a vida
Authors: Santos, Laura 
Velho, Cristina 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Palaio, Carla 
Keywords: Acolhimento residencial; Autonomia; Crianças e Jovens em Risco; Competências para a vida
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Project: Projet'Ar-te, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano "Crianças e Jovens em Risco" 
Serial title, monograph or event: Cescontexto-debates
Issue: 19
Abstract: Este trabalho integrou o Seminário Os Direitos da Criança e o Sistema Nacional de Acolhimento de Crianças e Jovens: dos desafios da lei à intervenção durante e após o acolhimento residencial de jovens, apresentado no I Encontro da Secção Sociologia do Direito e da Justiça da APS (8-9 de janeiro, 2016, Coimbra), versando a avaliação da eficácia do programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida-Projet’Ar-te (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 2012-2015). Participaram 39 jovens (M=15,33 anos; DP=1,797) em acolhimento residencial. Autonomia, autoestima, vulnerabilidade ao stresse e problemas de comportamento foram avaliados, pré e pós intervenção. Os resultados revelaram aumento das competências de autonomia na gestão de casa (74% das jovens), no estudo/trabalho (67%) e na gestão do dinheiro (72%). Registou-se ainda diminuição de problemas emocionais de ansiedade/depressão (F=-2,304; p=0.021), verificando-se que 58% das jovens diminuíram os níveis de psicopatologia geral.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46949
ISSN: 2192-908X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Santos, Velho, Pinheiro e Palaio 2017.pdf899.1 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.