Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46675
Title: Insucesso escolar e factores de risco do aluno - validação de uma medida de autorresposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Other Titles: Risk factors for school failure - validation studies of a self-report measure in a Portuguese students sample form the basic education
Authors: Miguel, Rita 
Rijo, Daniel 
Nobre-Lima, Luiza 
Keywords: Insucesso escolar; Auto-regulação comportamental; Integração social; Auto-conceito escolar; Motivação; Ansiedade de desempenho; Rotinas de estudo; Expectativas de auto-eficácia escolar; Atribuições de insucesso
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Revista Laboratório de Psicologia
Volume: 11
Issue: 2
Abstract: O insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46675
DOI: 10.14417/lp.681
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Miguel, R.R. (2013)_AFRA_artigo de validação.pdfArtigo781.3 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,408
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

319
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.