Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46675
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMiguel, Rita-
dc.contributor.authorRijo, Daniel-
dc.contributor.authorNobre-Lima, Luiza-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:11:40Z-
dc.date.available2018-01-23T11:11:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46675-
dc.description.abstractO insucesso escolar radica num conjunto vasto de factores de risco, os quais têm vindo a ser incluídos na literatura em três categorias específicas: família, escola e factores individuais. Embora as duas primeiras categorias desempenhem um papel importante no fenómeno do insucesso, são os factores do próprio aluno, isto é, as suas variáveis cognitivas, comportamentais e interpessoais, os que possuem um papel de maior interesse ao nível da intervenção psicológica reabilitativa, por serem factores de risco modificáveis. Para avaliá-los, foi desenvolvida uma medida de auto-relato – Auto-avaliação dos factores de Risco do Aluno, no âmbito do projecto Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar (Associação dos Empresários Para a Inclusão Social – EPIS), com base em evidências teóricas e a partir da experiência do terreno neste projecto. Esta investigação tem como objectivo validar essa medida em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados mostram que a escala avalia 8 dimensões empíricas robustas do ponto de vista psicométrico (que explicam 52.7% da variância total): problemas de comportamento e de autoregulação, rejeição pelos pares, baixo auto-conceito escolar, desvalorização da escola, ansiedade de desempenho, ausência de rotinas de estudo, baixa auto-eficácia escolar, e desconfiança face aos professores. A AFRA revelou ser capaz de discriminar entre alunos com diferentes graus de rendimento, bem como entre alunos com e sem história de reprovação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectAuto-regulação comportamentalpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectAuto-conceito escolarpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAnsiedade de desempenhopor
dc.subjectRotinas de estudopor
dc.subjectExpectativas de auto-eficácia escolarpor
dc.subjectAtribuições de insucessopor
dc.titleInsucesso escolar e factores de risco do aluno - validação de uma medida de autorresposta numa amostra alargada de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeRisk factors for school failure - validation studies of a self-report measure in a Portuguese students sample form the basic educationpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage143por
degois.publication.lastPage161por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleRevista Laboratório de Psicologiapor
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/view/681/737por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14417/lp.681-
degois.publication.volume11por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0003-0253-6565-
crisitem.author.orcid0000-0002-5368-0770-
crisitem.author.orcid0000-0002-2961-2778-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Miguel, R.R. (2013)_AFRA_artigo de validação.pdfArtigo781.3 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,408
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

319
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.