Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46673
Título: | Promoção do papel do professor como gestor de comportamentos sociais | Autor: | Vagos, Paula Rijo, Daniel Santos, Isabel |
Palavras-chave: | Comportamento social; Professor; Formação; Avaliação | Data: | 2016 | Projeto: | This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Interacções | Volume: | 12 | Número: | 42 | Resumo: | O comportamento social que é praticado em contexto escolar pode ter efeitos diversos no bem-estar intra e interpessoal de professores e alunos. Concomitantemente, os professores são cada vez mais chamados a assumir um papel ativo na prevenção de comportamentos inapropriados e na promoção de comportamentos apropriados. Este trabalho apresenta uma formação que foi desenhada para ajudar os professores a desenvolver as competências necessárias para responder a este desafio. Esta formação inclui um total de cinco temas apresentados ao longo de um ano letivo, recorrendo sempre a exposição teórica e a exposição e experimentação ativa por parte dos formandos. Os conteúdos da formação incluem a definição, compreensão e promoção de comportamentos assertivos, em detrimento de passivos ou agressivos, e enfatizam o papel do professor como gestor e modelo de comportamentos assertivos em contextos escolares. Dezasseis professores receberam esta formação e avaliaram-na como muito positiva, em relação à clareza e adequação dos objetivos, à forma como o tempo foi gerido ao longo da formação, e à utilidade e pertinência dos conteúdos abordados; alternativamente, sugeriram aumentar a duração da formação e, ao fazê-lo, disponibilizar mais tempo a conteúdos quer teóricos quer práticos. Este feedback indica que os formandos identificam uma necessidade real ao nível das competências versadas nesta formação. Assim, é necessário providenciar apoio consistente, generalizado e continuado para que o professor possa contribuir, pela forma como se relaciona, responde e gere comportamentos sociais em contexto escolar, para o desenvolvimento académico, social e cívico dos seus alunos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46673 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vagos_2016_Papel prof gestão comps sociais.pdf | Artigo | 442.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
888
Visto em 29/out/2024
Downloads
293
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons