Title: A versão específica da Escala de Medo de Avaliação Negativa – Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentes
Authors: Correia, Luisa 
Vagos, Paula 
Rijo, Daniel 
Keywords: Medo de Avaliação Negativa;Ansiedade Social;Instrumentos de auto-resposta
Issue Date: 2014
Project: This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). 
Abstract: A escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46659
DOI: 10.14417/lp.653
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Correria & Vagos_2014_Escala Medo Avaliação.pdfArtigo413.13 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons