Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46659
Title: A versão específica da Escala de Medo de Avaliação Negativa – Dimensionalidade e características psicométricas numa amostra de adolescentes
Authors: Correia, Luisa 
Vagos, Paula 
Rijo, Daniel 
Keywords: Medo de Avaliação Negativa; Ansiedade Social; Instrumentos de auto-resposta
Issue Date: 2014
Project: This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). 
Serial title, monograph or event: Laboratório de Psicologia
Volume: 1
Issue: 12
Abstract: A escala de Medo de Avaliação Negativa (MAN) foi desenvolvida para avaliar a preocupação acerca de poder ser avaliado de forma negativa pelos outros. A utilização da sua versão reduzida constituída por 8 itens cotados de forma direta parece vantajosa para a validade do construto avaliado. Ainda assim, alguns dos seus itens poderão estar a referir-se a um medo de avaliação generalizado e não especificamente negativo, fundamentando a necessidade da sua adaptação. Este trabalho teve como objectivo a dimensionalidade e qualidades psicométricas desta versão específica do instrumento, numa amostra de 518 adolescentes, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os resultados indicam um ajustamento aceitável do modelo de medida em um factor. O instrumento apresentou um nível excelente de consistência interna, bem como adequada validade convergente com medidas de ansiedade e evitamento em situações sociais. O instrumento apresenta, assim, boas características psicométricas numa amostra da população adolescente portuguesa, constituindo uma mais-valia na avaliação do medo de avaliação negativa nesta fase do desenvolvimento, para fins de investigação ou clínicos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46659
DOI: 10.14417/lp.653
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Correria & Vagos_2014_Escala Medo Avaliação.pdfArtigo413.13 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,171
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,343
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons