Title: Problematizar para intervir: Rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovens
Authors: Brites, M. J. 
Santos, S. C. 
Jorge, A. 
Navio, C. 
Keywords: Rádio online;juventude;aprendizagem ao longo da vida;cidadania;educação para os media
Issue Date: 2014
Publisher: OberCom, Editora Mundos Sociais/CIES
Abstract: A educação para os media tem sido uma área incentivada pelas instituições internacionais, como parte de uma educação cívica, e em Portugal tem registado progressos, embora subsista alguma fragmentação. O RadioActive, financiado pela Comissão Europeia, propõe-se explorar as potencialidades da educação para os media com objetivos de empoderamento e participação de crianças e jovens em contextos de carência ou exclusão. O projeto utiliza as potencialidades da rádio em ambiente digital para estimular a inclusão e reforço de capacidades dos jovens participantes. A sua metodologia é de Investigação-Ação Participativa, fortemente inspirada em Paulo Freire, trabalhando com um framework adaptável aos contextos em que atua, para envolver e criar resultados sustentados. A sua proposta foca-se, assim, nos interesses e motivações pessoais, nos conhecimentos de media e digitais já existentes, bem como na adaptação do projeto à comunidade em que se insere. Neste artigo, argumentamos pela relevância de uma etapa de problematização para os programas de educação para os media orientados para uma mudança social, com vista à sua sustentabilidade. Discutimos a implementação desta etapa nos três projetos parceiros do RadioActive em Portugal, depois de realizados grupos de foco, entrevistas e observações, e apresentamos os resultados preliminares do projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46431
ISSN: 1646-5954
DOI: 10.15847/obsOBS812014714
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Problematizar para intervir.pdf320.64 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.