DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrites, M. J.por
dc.contributor.authorSantos, S. C.por
dc.contributor.authorJorge, A.por
dc.contributor.authorNavio, C.por
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn1646-5954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46431-
dc.description.abstractA educação para os media tem sido uma área incentivada pelas instituições internacionais, como parte de uma educação cívica, e em Portugal tem registado progressos, embora subsista alguma fragmentação. O RadioActive, financiado pela Comissão Europeia, propõe-se explorar as potencialidades da educação para os media com objetivos de empoderamento e participação de crianças e jovens em contextos de carência ou exclusão. O projeto utiliza as potencialidades da rádio em ambiente digital para estimular a inclusão e reforço de capacidades dos jovens participantes. A sua metodologia é de Investigação-Ação Participativa, fortemente inspirada em Paulo Freire, trabalhando com um framework adaptável aos contextos em que atua, para envolver e criar resultados sustentados. A sua proposta foca-se, assim, nos interesses e motivações pessoais, nos conhecimentos de media e digitais já existentes, bem como na adaptação do projeto à comunidade em que se insere. Neste artigo, argumentamos pela relevância de uma etapa de problematização para os programas de educação para os media orientados para uma mudança social, com vista à sua sustentabilidade. Discutimos a implementação desta etapa nos três projetos parceiros do RadioActive em Portugal, depois de realizados grupos de foco, entrevistas e observações, e apresentamos os resultados preliminares do projeto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOberCom, Editora Mundos Sociais/CIESpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRádio onlinepor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjecteducação para os mediapor
dc.titleProblematizar para intervir: Rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovenspor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage145por
degois.publication.lastPage169por
degois.publication.issue8por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleObservatorio (OBS*)por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS812014714por
degois.publication.volume1por
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Problematizar para intervir.pdf320.64 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.