Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46431
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrites, M. J.por
dc.contributor.authorSantos, S. C.por
dc.contributor.authorJorge, A.por
dc.contributor.authorNavio, C.por
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn1646-5954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46431-
dc.description.abstractA educação para os media tem sido uma área incentivada pelas instituições internacionais, como parte de uma educação cívica, e em Portugal tem registado progressos, embora subsista alguma fragmentação. O RadioActive, financiado pela Comissão Europeia, propõe-se explorar as potencialidades da educação para os media com objetivos de empoderamento e participação de crianças e jovens em contextos de carência ou exclusão. O projeto utiliza as potencialidades da rádio em ambiente digital para estimular a inclusão e reforço de capacidades dos jovens participantes. A sua metodologia é de Investigação-Ação Participativa, fortemente inspirada em Paulo Freire, trabalhando com um framework adaptável aos contextos em que atua, para envolver e criar resultados sustentados. A sua proposta foca-se, assim, nos interesses e motivações pessoais, nos conhecimentos de media e digitais já existentes, bem como na adaptação do projeto à comunidade em que se insere. Neste artigo, argumentamos pela relevância de uma etapa de problematização para os programas de educação para os media orientados para uma mudança social, com vista à sua sustentabilidade. Discutimos a implementação desta etapa nos três projetos parceiros do RadioActive em Portugal, depois de realizados grupos de foco, entrevistas e observações, e apresentamos os resultados preliminares do projeto.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOberCom, Editora Mundos Sociais/CIESpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRádio onlinepor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjecteducação para os mediapor
dc.titleProblematizar para intervir: Rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovenspor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage145por
degois.publication.lastPage169por
degois.publication.issue8por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleObservatorio (OBS*)por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS812014714por
degois.publication.volume1por
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Problematizar para intervir.pdf320.64 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

446
checked on Jun 10, 2019

Download(s)

37
checked on Jun 10, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.