Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46430
Title: Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação
Authors: Moreira, J. António 
Keywords: Autoconceito acadêmico; Pedagogia 2.0; Web social
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Volume: 44
Issue: 24
Place of publication or event: Brasil
Abstract: A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46430
ISSN: 0104-7043
DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1822
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

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