Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46430
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T16:10:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T16:10:11Z | - |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 0104-7043 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46430 | - |
dc.description.abstract | A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autoconceito acadêmico | por |
dc.subject | Pedagogia 2.0 | por |
dc.subject | Web social | por |
dc.title | Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação | por |
dc.type | article | |
degois.publication.firstPage | 83 | por |
degois.publication.lastPage | 95 | por |
degois.publication.issue | 24 | por |
degois.publication.location | Brasil | por |
degois.publication.title | Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1822 | - |
degois.publication.volume | 44 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia 2.0 na Web Social.pdf | 343.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
760
checked on Jul 23, 2024
Download(s)
352
checked on Jul 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.