Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46430
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:11Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn0104-7043
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46430-
dc.description.abstractA vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutoconceito acadêmicopor
dc.subjectPedagogia 2.0por
dc.subjectWeb socialpor
dc.titlePedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduaçãopor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage83por
degois.publication.lastPage95por
degois.publication.issue24por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidadepor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1822-
degois.publication.volume44por
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedagogia 2.0 na Web Social.pdf343.24 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

760
checked on Jul 23, 2024

Download(s)

352
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.