Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46345
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cannas, Ana Cristina | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T15:39:02Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T15:39:02Z | - |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 1981-4712 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46345 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | perfil do professor | por |
dc.subject | ensino profissionalizante | por |
dc.subject | contextos de aprendizagem diferenciados | por |
dc.title | O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal | por |
dc.type | article | |
degois.publication.firstPage | 291 | por |
degois.publication.lastPage | 302 | por |
degois.publication.location | Brasil | por |
degois.publication.title | Educere et Educare | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.volume | 10 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Perfil Profissional do Professor.pdf | 285.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
841
checked on Sep 10, 2024
Download(s)
115
checked on Sep 10, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.