Title: Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal
Authors: Moreira, J. António 
Barros, Rita 
Monteiro, Angélica 
Keywords: autoconceito académico;eLearning;ensino superior.
Issue Date: 2015
Abstract: A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46333
ISSN: 1983-2664
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Autoconceito Academico e ELearning.pdf434.95 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.