Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46330
Título: | A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática | Autor: | Silva, Carla Moreira, J. António |
Palavras-chave: | competências de aprendizagem; Percepção de aprendizagem; Ambientes online | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais | Volume: | 13 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46330 | ISSN: | 2176-171X | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A promocao de competencias de aprendizagem.pdf | 429.47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
235
Visto em 16/abr/2024
Downloads
117
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.