Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46330
Título: A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática
Autor: Silva, Carla 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: competências de aprendizagem; Percepção de aprendizagem; Ambientes online
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais
Volume: 13
Número: 1
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-­‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46330
ISSN: 2176-171X
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A promocao de competencias de aprendizagem.pdf429.47 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

235
Visto em 16/abr/2024

Downloads

117
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.