Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46330
Title: A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática
Authors: Silva, Carla 
Moreira, J. António 
Keywords: competências de aprendizagem; Percepção de aprendizagem; Ambientes online
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais
Volume: 13
Issue: 1
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-­‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46330
ISSN: 2176-171X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A promocao de competencias de aprendizagem.pdf429.47 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

235
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.