Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46189
Título: | O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos | Autor: | Trindade, Sara Dias Moreira, J. António |
Data: | Out-2017 | Editora: | Editora Universitária Tiradentes | Título da revista, periódico, livro ou evento: | WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons | Local de edição ou do evento: | Aracajú (Brasil) | Resumo: | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível de uma forma quase generalizada em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educativo, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades do denominado software social. É, pois, objetivo deste capítulo refletir sobre a aplicabilidade pedagógica do WhatsApp, procurando analisar possibilidades e potencialidades do mesmo na criação e desenvolvimento de ecossistemas digitais comunicativos em diferentes níveis de ensino. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46189 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Mostrar registo em formato completo
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.