Title: "Outdoor learning": A escola e o mundo que a rodeia
Authors: Reis, Carlos Francisco de Sousa 
Keywords: Outdoor Learning;Escola;Valores;Paz
Issue Date: 2017
Publisher: Universidad de Granada
Abstract: O propósito desta reflexão é articular uma metodologia de ensino e aprendizagem com um valor. O valor escolhido foi a paz e a metodologia, por razões que adiante procuraremos mostrar, o “Outdoor Learning”. Num primeiro momento procuramos mostrar a natureza dos valores, enquanto qualidade estrutural. Tentamos, também, mostrar, que, na nossa perspetiva, os valores são intensiva e extensivamente infinitos. Em continuidade, expõe-se o sentido do valor da paz como referindo-se a uma fase de um processo em hélix pelo qual se alcança um certo equilíbrio no campo social. Em particular, entendemos que a paz (fase de cooperação) depende do alinhamento das expectativas com o (equilíbrio do) poder conseguido. Daí que qualquer fissura ente as expectativas e o equilíbrio de poderes contratado venha a constituir motivo de conflito. Isto significa que não pode haver verdadeira paz enquanto não houver justiça. Ora, como a paz não pode abranger apenas os seres humanos, pois existe um “outro” que, de há muito, foi negligenciado e, mais do que isso, sujeito a um assalto predatório pelos humanos, referimo-nos à Natureza, há que considera-la na nossa abordagem. É isto que justifica a inclusão da metodologia de “Outdoor Learning”, como via formativa indispensável, seja porque assiste a urgente (re)naturalização da infância, seja porque propiciar o contacto com a Natureza pode constituir um dos melhores meios para nos fazer vivenciar o valor da paz.
URI: http://hdl.handle.net/10316/45503
ISSN: ISSN 1989 – 9572
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Outdoor Learning_a escola e o mundo que a rodeia.pdf558.25 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.