Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45503
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.date.accessioned2017-12-28T10:40:01Z-
dc.date.available2017-12-28T10:40:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issnISSN 1989 – 9572por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/45503-
dc.description.abstractO propósito desta reflexão é articular uma metodologia de ensino e aprendizagem com um valor. O valor escolhido foi a paz e a metodologia, por razões que adiante procuraremos mostrar, o “Outdoor Learning”. Num primeiro momento procuramos mostrar a natureza dos valores, enquanto qualidade estrutural. Tentamos, também, mostrar, que, na nossa perspetiva, os valores são intensiva e extensivamente infinitos. Em continuidade, expõe-se o sentido do valor da paz como referindo-se a uma fase de um processo em hélix pelo qual se alcança um certo equilíbrio no campo social. Em particular, entendemos que a paz (fase de cooperação) depende do alinhamento das expectativas com o (equilíbrio do) poder conseguido. Daí que qualquer fissura ente as expectativas e o equilíbrio de poderes contratado venha a constituir motivo de conflito. Isto significa que não pode haver verdadeira paz enquanto não houver justiça. Ora, como a paz não pode abranger apenas os seres humanos, pois existe um “outro” que, de há muito, foi negligenciado e, mais do que isso, sujeito a um assalto predatório pelos humanos, referimo-nos à Natureza, há que considera-la na nossa abordagem. É isto que justifica a inclusão da metodologia de “Outdoor Learning”, como via formativa indispensável, seja porque assiste a urgente (re)naturalização da infância, seja porque propiciar o contacto com a Natureza pode constituir um dos melhores meios para nos fazer vivenciar o valor da paz.por
dc.language.isospapor
dc.publisherUniversidad de Granadapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOutdoor Learningpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectValorespor
dc.subjectPazpor
dc.title"Outdoor learning": A escola e o mundo que a rodeiapor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage24por
degois.publication.lastPage34por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationGranadapor
degois.publication.titleJournal for Educators, Teachers and Trainerspor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume8por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1es-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9675-3810-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Outdoor Learning_a escola e o mundo que a rodeia.pdf558.25 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

337
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

294
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.