Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/45503
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Carlos Francisco de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-28T10:40:01Z | - |
dc.date.available | 2017-12-28T10:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | ISSN 1989 – 9572 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/45503 | - |
dc.description.abstract | O propósito desta reflexão é articular uma metodologia de ensino e aprendizagem com um valor. O valor escolhido foi a paz e a metodologia, por razões que adiante procuraremos mostrar, o “Outdoor Learning”. Num primeiro momento procuramos mostrar a natureza dos valores, enquanto qualidade estrutural. Tentamos, também, mostrar, que, na nossa perspetiva, os valores são intensiva e extensivamente infinitos. Em continuidade, expõe-se o sentido do valor da paz como referindo-se a uma fase de um processo em hélix pelo qual se alcança um certo equilíbrio no campo social. Em particular, entendemos que a paz (fase de cooperação) depende do alinhamento das expectativas com o (equilíbrio do) poder conseguido. Daí que qualquer fissura ente as expectativas e o equilíbrio de poderes contratado venha a constituir motivo de conflito. Isto significa que não pode haver verdadeira paz enquanto não houver justiça. Ora, como a paz não pode abranger apenas os seres humanos, pois existe um “outro” que, de há muito, foi negligenciado e, mais do que isso, sujeito a um assalto predatório pelos humanos, referimo-nos à Natureza, há que considera-la na nossa abordagem. É isto que justifica a inclusão da metodologia de “Outdoor Learning”, como via formativa indispensável, seja porque assiste a urgente (re)naturalização da infância, seja porque propiciar o contacto com a Natureza pode constituir um dos melhores meios para nos fazer vivenciar o valor da paz. | por |
dc.language.iso | spa | por |
dc.publisher | Universidad de Granada | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Outdoor Learning | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Valores | por |
dc.subject | Paz | por |
dc.title | "Outdoor learning": A escola e o mundo que a rodeia | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 24 | por |
degois.publication.lastPage | 34 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.location | Granada | por |
degois.publication.title | Journal for Educators, Teachers and Trainers | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.volume | 8 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | es | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-9675-3810 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Outdoor Learning_a escola e o mundo que a rodeia.pdf | 558.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
390
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
318
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.