Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/446
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dc.contributor.advisorDuarte, Maria Adelaide Pedrosa Silva-
dc.contributor.authorSimões, Marta Cristina Nunes-
dc.date.accessioned2008-12-05T11:39:40Z-
dc.date.available2008-12-05T11:39:40Z-
dc.date.issued2006-12-15en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/446-
dc.descriptionTese de doutoramento em Economia, especialização em Desenvolvimento e Política Económica apresentada à Fac. de Economia de Coimbra-
dc.description.abstractEsta dissertação é uma investigação empírica dos mecanismos de transmissão dos investimentos em educação e suas categorias em termos de crescimento da produtividade para um conjunto de países da OCDE, utilizando dados em painel. Para tal propomos uma especificação empírica que corresponde a uma versão corrigida e aumentada da especificação proposta por Benhabib e Spieged (1994) para o estudo do papel do capital humano no crescimento económico, onde se realçam as interligações da educação com outros determinantes das actividades de inovação e imitação propostos pela literatura, a Investigação e Desenvolvimento (IeD), o comércio internacional e o Investimento Directo Estrangeiro (IDE). Conhecendo melhor os mecanismos de transmissão dos investimentos em educação em termos de crescimento da produtividade é possível derivar predições de políticas de educação mais rigorosas uma vez que as economias alcançarão maiores benefícios com a coordenação das diferentes reformas ao invés de se concentrarem em cada política isoladamente. Os resultados da análise de um conjunto de vinte e três países da OCDE, ao longo das quatro últimas décadas do século XX, confirmam o papel fundamental da educação em termos de assimilação da tecnologia desenvolvida no exterior e a complementaridade da educação ao nível dos ensinos secundário e superior com as despesas de IeD. Ao analisarmos a relação ao nível mais desagregado de quinze indústrias transformadoras de onze países da OCDE entre 1981 e 2000, concluímos que a influência dos diferentes níveis de escolaridade varia de acordo com a intensidade tecnológica das diferentes indústrias. Por último, examinam-se os potenciais benefícios da educação para o crescimento da produtividade de catorze indústrias transformadoras portuguesas entre 1986 e 1997, não tendo os resultados obtidos revelado qualquer influência da educação via produção de conhecimento, resumindo-se o seu impacto a uma influência positiva ao nível do ensino secundário via a assimilação da tecnologia incorporada nas importações.en_US
dc.language.isoengeng
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectProdutividade do trabalho -- Países da OCDEen_US
dc.subjectDesenvolvimento da educação -- Países da OCDEen_US
dc.titleLevels of education, technology and growth : the OECD evidence from a country and industry-level perspectiveen_US
dc.typedoctoralThesis-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.author.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.author.orcid0000-0003-1046-2551-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6585-2744-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento
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