Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/446
Título: Levels of education, technology and growth : the OECD evidence from a country and industry-level perspective
Autor: Simões, Marta Cristina Nunes 
Orientador: Duarte, Maria Adelaide Pedrosa Silva
Palavras-chave: Produtividade do trabalho -- Países da OCDE; Desenvolvimento da educação -- Países da OCDE
Data: 15-Dez-2006
Resumo: Esta dissertação é uma investigação empírica dos mecanismos de transmissão dos investimentos em educação e suas categorias em termos de crescimento da produtividade para um conjunto de países da OCDE, utilizando dados em painel. Para tal propomos uma especificação empírica que corresponde a uma versão corrigida e aumentada da especificação proposta por Benhabib e Spieged (1994) para o estudo do papel do capital humano no crescimento económico, onde se realçam as interligações da educação com outros determinantes das actividades de inovação e imitação propostos pela literatura, a Investigação e Desenvolvimento (IeD), o comércio internacional e o Investimento Directo Estrangeiro (IDE). Conhecendo melhor os mecanismos de transmissão dos investimentos em educação em termos de crescimento da produtividade é possível derivar predições de políticas de educação mais rigorosas uma vez que as economias alcançarão maiores benefícios com a coordenação das diferentes reformas ao invés de se concentrarem em cada política isoladamente. Os resultados da análise de um conjunto de vinte e três países da OCDE, ao longo das quatro últimas décadas do século XX, confirmam o papel fundamental da educação em termos de assimilação da tecnologia desenvolvida no exterior e a complementaridade da educação ao nível dos ensinos secundário e superior com as despesas de IeD. Ao analisarmos a relação ao nível mais desagregado de quinze indústrias transformadoras de onze países da OCDE entre 1981 e 2000, concluímos que a influência dos diferentes níveis de escolaridade varia de acordo com a intensidade tecnológica das diferentes indústrias. Por último, examinam-se os potenciais benefícios da educação para o crescimento da produtividade de catorze indústrias transformadoras portuguesas entre 1986 e 1997, não tendo os resultados obtidos revelado qualquer influência da educação via produção de conhecimento, resumindo-se o seu impacto a uma influência positiva ao nível do ensino secundário via a assimilação da tecnologia incorporada nas importações.
Descrição: Tese de doutoramento em Economia, especialização em Desenvolvimento e Política Económica apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/446
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