Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44338
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPenicheiro, Filipe-
dc.contributor.authorRoque, Licínio-
dc.contributor.authorCarvalho, Joaquim Ramos de-
dc.date.accessioned2017-11-10T10:29:40Z-
dc.date.available2017-11-10T10:29:40Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn2179-2259-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44338-
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSBGamespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectJogos em contexto escolarpor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectPortugal 1111 A conquista de Sourepor
dc.titleUm estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolarpor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage205por
degois.publication.lastPage212por
degois.publication.locationFlorianópolispor
degois.publication.titleIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGamespor
dc.relation.publisherversionhttp://sbgames.org/sbgames2010/proceedings/culture/full/full23.pdfpor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.orcid0000-0002-1911-2788-
crisitem.author.orcid0000-0003-2325-7098-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
full23.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

755
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

154
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons