Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/44338
Título: | Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar | Autor: | Penicheiro, Filipe Roque, Licínio Carvalho, Joaquim Ramos de |
Palavras-chave: | Jogos em contexto escolar; Educação histórica; Videojogos; Portugal 1111 A conquista de Soure | Data: | 2010 | Editora: | SBGames | Título da revista, periódico, livro ou evento: | IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames | Local de edição ou do evento: | Florianópolis | Resumo: | Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/44338 | ISSN: | 2179-2259 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
full23.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
749
Visto em 16/abr/2024
Downloads
150
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons