Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/44338
Título: Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 – A Conquista de Soure em contexto escolar
Autor: Penicheiro, Filipe 
Roque, Licínio 
Carvalho, Joaquim Ramos de 
Palavras-chave: Jogos em contexto escolar; Educação histórica; Videojogos; Portugal 1111 A conquista de Soure
Data: 2010
Editora: SBGames
Título da revista, periódico, livro ou evento: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames
Local de edição ou do evento: Florianópolis
Resumo: Este artigo pretende analisar os resultados preliminares de duas sessões de exploração realizadas em contexto escolar, utilizando o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, e informar sobre as dinâmicas de questionamento dos alunos ao professor, identificando oportunidades de aproveitamento da experiência do jogo para alcançar objectivos de aprendizagem relacionados com o tema curricular da Reconquista. Os indicadores que estas sessões de exploração proporcionam apontam claramente para três conclusões: a) a importância do papel do professor como facilitador da introdução e da aprendizagem com jogos em contexto escolar; b) que o jogo Portugal 1111 – A conquista de Soure, potenciou algumas questões sobre o tema da Reconquista que podem concorrer para a aprendizagem de conhecimentos históricos sobre este período; e c) é notória uma trajectória temporal através dos objectivos de aprendizagem do artefacto, da dinâmica de jogo e do domínio modelado, com implicações para o design e para as estratégias de exploração do jogo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44338
ISSN: 2179-2259
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
full23.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

749
Visto em 16/abr/2024

Downloads

150
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons