Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/44336
Title: Da História para a rua: jogos, mobilidade e compreensão histórica
Authors: Penicheiro, Filipe 
Keywords: Videojogos; História; Património Cultura; Coimbra; Mobile Games
Issue Date: 2012
Publisher: Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract: Da história para a rua pretende destacar o carácter espacial e contextual do conhecimento histórico fundamentado numa abordagem baseada em problemas. No presente artigo reflectiremos sobre a relação entre espaço, mobilidade, jogos e história começando por interpelar a noção de conhecimento histórico, a sua relação com o espaço(s) e o tempo(s) num contexto de mobilidade, destacando a importância das acções localizadas em contextos reais para a desenvolvimento do pensamento histórico e de como este se relaciona com uma experiência de jogo móvel. Após análise de dois projetos de investigação realizados nos EUA e na Holanda, com jogos móveis e a sua relação com a compreensão histórica dos espaços, introduziremos as nossas opções gerais para o desenvolvimento de um proto conceito de um “pervasive game” sobre a Alta Desaparecida de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/44336
ISBN: 978-989-8525-15-4
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas EJML-2012.pdf402.05 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

256
checked on Jun 18, 2019

Download(s)

31
checked on Jun 18, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons