Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/43703
Título: “O CES vai à Escola” e Refugiados/as: quando o saber ocupa lugar
Autor: Ribeiro, Joana Sousa 
Palavras-chave: Ciência; Educação; Refugiados/as; Pensamento crítico; Cidadãos/ãs
Data: Set-2017
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cescontexto - debates
O drama dos/as refugiados/as na Europa
Número: 18
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este texto procura reflectir sobre a experiência da atividade de extensão “O CES vai à Escola”, uma iniciativa desenvolvida por alguns investigadores/as do Centro de Estudos Sociais (CES), em parceria com o programa Ciência Viva. Concretamente, tendo como referência a sessão intitulada “A Crise dos Refugiados na Europa e as Mobilidades Transnacionais”, pretende-se realçar a necessidade de desenvolver, no âmbito das actividades escolares, um tempo de reflexão e de informação crítica sobre acontecimentos que permeiam as sociedades actuais, neste caso as designadas “migrações forçadas”. Defende-se, assim, a promoção de espaços-temporais que fomentem o pensamento crítico e a interação entre a comunidade escolar e a comunidade científica, de modo a potenciar a coformação para o (inter)reconhecimento, para o diálogo intercultural, para a paz e para os direitos fundamentais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43703
ISSN: 2192-908X
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O CES vai à Escola e Refugiadosas_quando o saber ocupa lugar.pdf686.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

422
Visto em 16/abr/2024

Downloads

214
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.