Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/43703
Título: | “O CES vai à Escola” e Refugiados/as: quando o saber ocupa lugar | Autor: | Ribeiro, Joana Sousa | Palavras-chave: | Ciência; Educação; Refugiados/as; Pensamento crítico; Cidadãos/ãs | Data: | Set-2017 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Cescontexto - debates O drama dos/as refugiados/as na Europa |
Número: | 18 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este texto procura reflectir sobre a experiência da atividade de extensão “O CES vai à Escola”, uma iniciativa desenvolvida por alguns investigadores/as do Centro de Estudos Sociais (CES), em parceria com o programa Ciência Viva. Concretamente, tendo como referência a sessão intitulada “A Crise dos Refugiados na Europa e as Mobilidades Transnacionais”, pretende-se realçar a necessidade de desenvolver, no âmbito das actividades escolares, um tempo de reflexão e de informação crítica sobre acontecimentos que permeiam as sociedades actuais, neste caso as designadas “migrações forçadas”. Defende-se, assim, a promoção de espaços-temporais que fomentem o pensamento crítico e a interação entre a comunidade escolar e a comunidade científica, de modo a potenciar a coformação para o (inter)reconhecimento, para o diálogo intercultural, para a paz e para os direitos fundamentais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43703 | ISSN: | 2192-908X | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O CES vai à Escola e Refugiadosas_quando o saber ocupa lugar.pdf | 686.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
422
Visto em 16/abr/2024
Downloads
214
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.