Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42857
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 7º ano no ano letivo 2015/2016 : ensino massivo e diferenciado : consequências para o uso do tempo de aula
Autor: Beleza, Maria Ana de Sousa Ferreira 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Diferenciação pedagógica; Estágio pedagógico
Data: 2016
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem por base o Estágio Pedagógico - realizado na Escola Básica 2, 3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, junto da turma A do 7ºano - por nós vivenciado, e contempla as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo. O estágio foi uma etapa crucial da nossa formação académica, onde foi possível estar em contato com o contexto real da escola e com todos os seus intervenientes, pôr em prática conhecimentos adquiridos na nossa área de formação inicial através da intervenção pedagógica, e traçar objetivos profissionais e pessoais, criando estratégias para os atingir. O relatório apresenta, na sua estrutura, três capítulos fundamentais: a contextualização da prática pedagógica, a análise reflexiva da prática desenvolvida e o aprofundamento do tema/problema. O primeiro prende-se com a caracterização do contexto e com a exposição da realidade com que nos deparámos – fator decisivo para muitas das nossas tomadas de decisão. São ainda presentadas as nossas expectativas iniciais. A temática do segundo capítulo recai sobre a reflexão crítica de todo o processo de ensino-aprendizagem – que engloba o planeamento, a realização e a avaliação –, e sobre a atitude ético-pedagógica. Por fim, no último capítulo é exposto o nosso aprofundamento do tema problema, onde é realizado um estudo que compara o ensino massivo e o ensino diferenciado, no que diz respeito ao uso do tempo de aula. This Training Report is based on the Teaching Training – performed at Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão de Mirando do Corvo, with the class A of the 7th grade – experienced by us, and it contemplates the actions developed throughout the school year. The training was a crucial stage of our academic training, it was possible to be in contact with the reality of the school al all of its actors, we could implement knowledge gained in our initial training area through pedagogical intervention, and outline professional and personal goals, creating strategies to achieve them. The report contains, in its structure, three main chapters: the contextualization of the teaching practice, the reflective analysis of the practice developed, and the development of the Theme/Problem. The first one relates to the characterization of the context and the exposure of the reality we encountered - deciding factor for many of our decision-making. Are still presented our initial expectations. The theme of the second chapter rests with the critical reflection of the whole teaching-learning process - which includes the planning, implementation and evaluation - and on the ethical and pedagogical attitude. Finally, the last chapter is exposed deepening our problem subject, which is carried out a study comparing the massive and differentiated teaching regarding the use of the class time.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42857
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_MariaAna.pdf2.79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

231
Visto em 16/jul/2024

Downloads

256
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.