Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42857
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 7º ano no ano letivo 2015/2016 : ensino massivo e diferenciado : consequências para o uso do tempo de aula
Authors: Beleza, Maria Ana de Sousa Ferreira 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Diferenciação pedagógica; Estágio pedagógico
Issue Date: 2016
Abstract: O presente Relatório de Estágio tem por base o Estágio Pedagógico - realizado na Escola Básica 2, 3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, junto da turma A do 7ºano - por nós vivenciado, e contempla as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo. O estágio foi uma etapa crucial da nossa formação académica, onde foi possível estar em contato com o contexto real da escola e com todos os seus intervenientes, pôr em prática conhecimentos adquiridos na nossa área de formação inicial através da intervenção pedagógica, e traçar objetivos profissionais e pessoais, criando estratégias para os atingir. O relatório apresenta, na sua estrutura, três capítulos fundamentais: a contextualização da prática pedagógica, a análise reflexiva da prática desenvolvida e o aprofundamento do tema/problema. O primeiro prende-se com a caracterização do contexto e com a exposição da realidade com que nos deparámos – fator decisivo para muitas das nossas tomadas de decisão. São ainda presentadas as nossas expectativas iniciais. A temática do segundo capítulo recai sobre a reflexão crítica de todo o processo de ensino-aprendizagem – que engloba o planeamento, a realização e a avaliação –, e sobre a atitude ético-pedagógica. Por fim, no último capítulo é exposto o nosso aprofundamento do tema problema, onde é realizado um estudo que compara o ensino massivo e o ensino diferenciado, no que diz respeito ao uso do tempo de aula. This Training Report is based on the Teaching Training – performed at Escola Básica 2,3 com Secundário José Falcão de Mirando do Corvo, with the class A of the 7th grade – experienced by us, and it contemplates the actions developed throughout the school year. The training was a crucial stage of our academic training, it was possible to be in contact with the reality of the school al all of its actors, we could implement knowledge gained in our initial training area through pedagogical intervention, and outline professional and personal goals, creating strategies to achieve them. The report contains, in its structure, three main chapters: the contextualization of the teaching practice, the reflective analysis of the practice developed, and the development of the Theme/Problem. The first one relates to the characterization of the context and the exposure of the reality we encountered - deciding factor for many of our decision-making. Are still presented our initial expectations. The theme of the second chapter rests with the critical reflection of the whole teaching-learning process - which includes the planning, implementation and evaluation - and on the ethical and pedagogical attitude. Finally, the last chapter is exposed deepening our problem subject, which is carried out a study comparing the massive and differentiated teaching regarding the use of the class time.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42857
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_MariaAna.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

215
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

243
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.