Title: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma B do 7º ano no ano letivo de 2015/2016 : a influência dos estilos de ensino por comando e tarefa no tempo de empenhamento motor
Authors: Marques, Hugo Manuel Freire 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Prática pedagógica;Ensino da educação física
Issue Date: 2016
Abstract: Este relatório de estágio descreve e analisa criticamente toda a prática pedagógica realizada durante a concretização do estágio pedagógico. Esta fase de formação representa a conclusão de um ciclo de estudos e representa a relação entre os conceitos assimilados durante a fase de aquisição de conhecimento e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas com vista à obtenção de competências pedagógicas e profissionais em contexto prático. O estágio pedagógico foi desempenhando na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, junto da turma B do 7º ano, no ano letivo 2015/ 2016. A concretização deste relatório tem como objetivo fundamental a análise e reflexão crítica do trabalho desenvolvido, no âmbito da prática docente. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi desenvolvido o tema-problema que estudou a influência dos estilos de ensino por tarefa e comando no tempo de empenhamento motor. Os estilos de ensino traduzem uma das formas de prática pedagógica do professor de Educação Física. O processo ensino-aprendizagem é influenciado pelo professor, aluno e contexto em que estão inseridos. A literatura mostra-nos que, em algumas circunstâncias, o tempo de empenhamento motor pode traduzir-se em tempo potencial de aprendizagem. This internship report describes and critically analyses all pedagogical practice carried out during the implementation of the teaching practice. The document present below includes all the process of acquiring skills necessary as future physical education teacher. The internship was accomplished in middle school Infanta D. Maria in Coimbra with class B of 7th grade in school year of 2015/2016. Regarding teachinglearning process, the main objective of this report is to analyse critically the work within teaching practice. Simultaneously, during the internship, was developed a study about the Spectrum of Teaching Styles. In one of the theories, that defines teaching process in Physical Education. The process can be change by teacher, learner and environment. Literature shows that time of physical activity sometimes increases learning process. This study pretends to analyse the influence of teaching styles (Command and Task) in physical activity during physical education classes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42545
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1516_Hugo_Marques.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.