Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42542
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola Eng.º Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo 2015-2016
Other Titles: Influência das demonstrações no processo de ensino aprendizagem :|brelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola Eng.º Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo 2015-2016
Authors: Tasquinha, Luís Filipe Covas Lúcio 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Processo ensino aprendizagem; Ensino da educação física
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico que se apresenta como o último período de formação académica inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tem como suporte pedagógico a intervenção na Escola Eng.º Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºC dando a possibilidade ao estagiário de experienciar as funções de docente de uma forma orientada. É sem dúvida uma das etapas da formação académica mais enriquecedoras onde o estagiário tem a possibilidade de colocar em prática todos os seus conhecimentos teóricos no contexto real da escola, para a partir daí desenvolver uma aprendizagem em todos os domínios da prática pedagógica e do desempenho do cargo que exerce. Este trabalho engloba uma descrição sobre as experiências adquiridas, de refletir constantemente sobre o seu desempenho e por isso surge a elaboração do Relatório de Estágio, como mais um elemento de avaliação. Este documento será dividido em três capítulos principais, o primeiro apresenta a contextualização da prática desenvolvida, as expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico, a caraterização do local onde este esteve inserido e de todos os seus intervenientes que de forma direta ou indireta tiveram um papel ativo. O segundo capítulo inclui uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica que passa por descrever as aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, questões no âmbito da ética profissional e dilemas que surgem ao longo da experiência. Para concluir o terceiro onde se aborda um estudo na área das demonstrações e da sua utilização no processo ensino-aprendizagem. Este tema foi selecionado pelo Núcleo de Estágio de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente – Escola Eng.º Acácio Calazans Duarte e contempla a amostra dos alunos do 3º Ciclo do referido agrupamento. The Pedagogic Training which is the last period of the academic learning process integrated in the Master Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, has the pedagogic support of the intervention in EngºAcácio Calazans Duarte school with the 9th C class, giving the trainee the possibility of being a teacher under the supervision of another teacher. It is, for sure, one of the most enriching academic experiences where the trainee teacher can practice all the theory knowledge in the real context of a school, develop a learning experience in all the domains of his pedagogic practice in order to achieve the best performance . This report is a description of the acquired experiences, a constant reflection about the performance and so, the Training Report appears as another assessment criteria. This report focuses on three main chapters: The first one presents the context of the practice, first expectations towards the pedagogic practice , the local and school characteristics as well as all the intervenient who had a more direct or indirect role. The second chapter is a reflexive analysis about the pedagogic training and describes the knowledge, difficulties, professional ethic issues and also the dilemmas that came up during the experience. To conclude, the third chapter presents a study in the area of demonstrations and its use in the teaching/ learning process. This issue was selected by the Physical Education training team in “Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente- Engº Acácio Calazans Duarte” and integrates a sample of the students of the 3rd cycle .
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42542
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Luís_Tasquinha_VFinal.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

217
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

181
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.