Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42476
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da-
dc.contributor.authorTeixeira, Beatriz Antunes-
dc.date.accessioned2017-07-21T14:55:14Z-
dc.date.available2017-07-21T14:55:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42476-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente documento pretende apresentar o trabalho realizado durante 9 meses de Estágio Pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero, como Professora Estagiária de Educação Física. Numa primeira parte do relatório caracterizámos o meio e o contexto em que estivemos inseridos, com o intuito de contextualizarmos o leitor para as condições em que o trabalho desenvolvido. Posteriormente, realizámos uma análise reflexiva sobre as opções tomadas ao longo do ano letivo, salientando que essas opções foram sempre pensadas e aplicadas com o intuito de promover as aprendizagens dos nossos alunos. Fazemos ainda referência às dificuldades sentidas e as estratégias de superação e destacamos alguns temas importantes para o um funcionamento eficiente das aulas de Educação Física. Concluímos este trabalho escrito com o estudo de um tema-problema. O questionamento é uma estratégia de ensino frequentemente utilizada e o estudo pretende demonstrar a sua importância na Educação Física como estratégia de promoção do sucesso. Assim, foram analisados dois momentos de questionamento, em que o grau de dificuldade das questões era: M1) igual para todos os alunos (por conteúdo); M2) adequado ao nível de proficiência motora. Os resultados mostraram que a média das respostas corretas do questionamento diferenciado (M2) foram significativamente superiores (p<0,001) à média obtida no não-diferenciado (M1) (x=7,31±1,60 e x=5,47±1,75, respetivamente). Conclui-se que o questionamento diferenciado proporciona mais experiências de sucesso independentemente do nível de proficiência motora dos alunos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Capacidade de Reflexão. Motivação. Ensino Diferenciado. Questionamento.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 3B no ano letivo de 2015/2016por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
3.BT_Rela_FINAL.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

16,741
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

589
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.