Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42476
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Beatriz Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-21T14:55:14Z | - |
dc.date.available | 2017-07-21T14:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/42476 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O presente documento pretende apresentar o trabalho realizado durante 9 meses de Estágio Pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero, como Professora Estagiária de Educação Física. Numa primeira parte do relatório caracterizámos o meio e o contexto em que estivemos inseridos, com o intuito de contextualizarmos o leitor para as condições em que o trabalho desenvolvido. Posteriormente, realizámos uma análise reflexiva sobre as opções tomadas ao longo do ano letivo, salientando que essas opções foram sempre pensadas e aplicadas com o intuito de promover as aprendizagens dos nossos alunos. Fazemos ainda referência às dificuldades sentidas e as estratégias de superação e destacamos alguns temas importantes para o um funcionamento eficiente das aulas de Educação Física. Concluímos este trabalho escrito com o estudo de um tema-problema. O questionamento é uma estratégia de ensino frequentemente utilizada e o estudo pretende demonstrar a sua importância na Educação Física como estratégia de promoção do sucesso. Assim, foram analisados dois momentos de questionamento, em que o grau de dificuldade das questões era: M1) igual para todos os alunos (por conteúdo); M2) adequado ao nível de proficiência motora. Os resultados mostraram que a média das respostas corretas do questionamento diferenciado (M2) foram significativamente superiores (p<0,001) à média obtida no não-diferenciado (M1) (x=7,31±1,60 e x=5,47±1,75, respetivamente). Conclui-se que o questionamento diferenciado proporciona mais experiências de sucesso independentemente do nível de proficiência motora dos alunos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Capacidade de Reflexão. Motivação. Ensino Diferenciado. Questionamento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º 3B no ano letivo de 2015/2016 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais | por |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
3.BT_Rela_FINAL.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.