Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/40769
Título: O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República : o caso particular das ciências físico-químicas.
Autor: Leonardo, António 
Martins, Décio 
Fiolhais, Carlos 
Palavras-chave: Ensino secundário; Instituto de Coimbra; Primeira República; História; Portugal
Data: 2009
Editora: Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário, Universidade do Minho
Citação: LEONARDO, António J. ; MARTINS, Décio Ruivo ; FIOLHAIS, Carlos – O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República : o caso particular das ciências físico-químicas. Revista Portuguesa de Educação. Braga : Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário, Universidade do Minho. ISSN 0871-9187. Vol. 25, n.º 1 (2012), p. 165-191.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de Educação
Volume: 25
Número: 1
Local de edição ou do evento: Braga
Resumo: Analisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/40769
ISSN: 0871-9187
DOI: 10.21814/rpe.3020
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Física - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LeonardoInstituto.pdf785.97 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.