Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38987
Title: Controlo dimensional de placas em aço AISI 1045 no ciclo de produção
Authors: Duarte, Rafael Fernandes 
Orientador: Gonçalves, Alcântara
Santos, Cristina Maria Gonçalves dos
Keywords: Placas em aço AISI 1045; Decapagem; HVOF; Revestimento; Controlo Dimensional; Steel plate AISI 1045; HVOF; Coating; Blasting; Dimensional control
Issue Date: 20-Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O tema da presente dissertação “Controlo dimensional de placas de aço AISI 1045 no ciclo de produção” decorreu do estágio realizado na TEandM, Tecnologia e Engenharia de Materiais S.A., e corresponde ao desafio e à necessidade desta empresa em otimizar a linha de produção de revestimentos por High Velocity Oxy-Fuel, HVOF. A aplicação de revestimentos duros do tipo WC-Co em placas, a utilizar na indústria automóvel para prensagem de pós metálicos, originava empenamentos que excediam aproximadamente 80% do valor máximo admissível. Assim o objetivo deste trabalho é minimizar o valor do empeno que terá de ser inferiores a 0,15mm. Para tal, foi efetuado o controlo dimensional de placas no seu ciclo de produção. O processamento pela TEandM engloba três passos sequenciais, a saber: i) Tratamento térmico de cura de material polimérico usado na proteção de furos; ii) Decapagem mecânica por jato abrasivo de uma superfície da placa; iii) Deposição de revestimento com espessura de 5mm, na superfície previamente decapada. Das 11 placas estudadas, com geometrias e estados de admissão (novas ou usadas) diferentes, conclui-se que deveria utilizar-se apoios rígidos e valores de pressão elevados durante a etapa de decapagem. Desta forma, o empenamento obtido, em forma convexa, seria compensado pelo empeno, em forma concava, após deposição do revestimento. O melhor resultado foi obtido para a placa 9 que exibiu empeno nulo após ciclo de produção.
The present dissertation, titled "Dimensional control of steel plates AISI 1045 in its production cycle" was proposed by TEandM, Technology and Materials Engineering S.A, and aimed to optimize the production of thick coatings by High Velocity Oxy-Fuel, HVOF. The deposition of hard WC-Co coatings, by HVOF, onto one face of the steel plates, used in automotive industry, originated warped plates exceeding approximately 80% of the maximum permissible value. So the aim of this study points to obtain warping values less than 0.15 mm. For that, the dimensional control of several plates was made during its production cycle. The process includes three sequential steps, namely: i) heat treatment of the polymeric material used for holes protection; ii) mechanical abrasive blasting of a surface of the plate; iii) coating deposition, with a thickness of 5mm, on the previously blasted surface. Eleven plates were studied. The geometry and the admission state (new or used) of the plates were different. The critical step in the plates production is the abrasive blasting. It is necessary the simultaneous use of a rigid plate support and a high pressure values during this stage. The warped plates in convex shape will be compensated by warping in concave form after coating deposition. The best result was obtained for the plate 9, which exhibited plastic deformation null after its production cycle.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38987
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.