Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38978
Título: Estudo da propagação de um incêndio florestal num duplo desfileiro
Outros títulos: Study of the propagation of a forest fire in a double parachute
Autor: Simões, Nuno Marques Almeida 
Orientador: Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos
Raposo, Jorge Rafael Nogueira
Palavras-chave: Sistema de proteção coletivo; Incêndios florestais; Veículos de combate aos incêndios; Segurança em incêndios; Eruptive-fire; Canyon; Dynamic fire behaviour; Forest fires
Data: 21-Set-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste trabalho foi estudada a propagação do fogo num duplo desfiladeiro, configuração esta que representa uma das situações mais perigosas no combate de incêndios florestais. O comportamento dinâmico do fogo que ocorre nesta tipologia de incêndio a propagar-se em desfiladeiros, chamado fogo eruptivo, torna fundamental o correto posicionamento dos operacionais em segurança, a fim de evitar situações de encurralamento pelo fogo, devido ao repentino avanço do fogo. Este problema foi estudado com base em ensaios realizados numa mesa que permite a simulação de várias configurações de duplo desfiladeiro, sendo que esta ao apresentar quatro painéis distintos permite uma maior aproximação à topografia complexa encontrada em situações reais. Nos ensaios realizados em laboratório com condições controladas, foram tidos em conta três ângulos distintos, que permitem caracterizar geometricamente a topografia que se pretende simular, sendo assim possível criar dois desfiladeiros em simultâneo, adicionando desta forma duas linhas de água secundárias através da inclinação independente dos painéis em relação à linha de água principal da mesa. Por uma questão de simplificação neste trabalho foi mantida simetria em relação à linha de água central, sendo as duas linhas de água secundárias simétricas entre si. Com um número considerável de ensaios realizados, foi possível a análise detalhada do incremento da velocidade de propagação do fogo, tendo em conta a direção que esta toma. Por fim, foi feita a comparação de resultados para que se pudesse verificar quais as condições mais propícias à propagação do fogo e em contrário mais desfavorável ao seu combate identificando-se desta forma situações potencialmente perigosas.
In this work was studied the fire spread on a double canyon, this configuration represent one of the most dangerous situation in the fighting operations of Forest fires. The dynamic fire behavior which always occurs in this type of fire spreading in canyons makes crucial the safety positioning of operational people and means avoiding the entrapment of them due to the sudden increment of the rate of spread of the fire, characteristic of this fires so called as eruptive fires. This problem was studied on a test rig which enables the simulation of various configurations of a double canyon. The test rig have four independent panels that allows the recreation of the complex topography found in real situations. The experiments performed in a laboratory, with controlled conditions, were taken into account three distinguished angles that allow to set a topography with two canyons, adding to more water lines tilting independently the panels in relation to the main water line of the test rig. To simplify the problem was maintained the symmetry in relation to the central water line, and so the two additional water lines secondary are symmetrical between themselves. With the considerable number of tests performed, it was possible a detailed analysis of the increment of the rate of spread taking in account que direction taken by the fire. Also by the comparison of the results of the experiments was possible to identify the most favorable conditions for the propagation of Fire and contrary to the successful combat identifying potentially dangerous situations.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na especialidade Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38978
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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